Fortalecimento de pernas para ciclistas

Fortalecimento de pernas para ciclistas




Pernas/Panturrilhas ou Gêmeos:

Separado propositalmente, este conjunto de músculos, denominado Tríceps Sural e mais conhecido pelos nomes acima, merece uma atenção cuidadosa: são eles que protegem e acionam a articulação do tornozelo. Caso você use tênis, esta articulação deve sustentar o movimento e não deixar seus pés saírem de cima do pedal.

Se você usa sapatilhas ou firma-pé (aquelas tiras que seguram o pé no pedal), a articulação fica responsável apenas pelo movimento cíclico. A musculatura é severamente utilizada, por ser pequena se comparada ao quadríceps, ela fica mais cansada.

Exercícios: máquinas para gêmeos, a que mais agradar seu movimento, preferencialmente exercícios de resistência muscular.

Pedalar necessita uma sincronia de movimentos, envolvendo praticamente todos os músculos do corpo, com ênfase para as pernas.

Dependendo da modalidade que você escolheu, ficará mais tempo sentado (passeios, estradas de asfalto e triathlons), sua pelve deve ser protegida pois o peso do tronco ficará esmagando-a no banco. Recomendo Pilates, pelo menos uma vez por semana.

Se você escolheu Montain Bike ficará em pé grande parte do tempo, em subidas e descidas, necessitando ainda mais equilíbrio ao pedalar, adivinha qual músculo tem essa função? Se respondeu Abdomen acertou, treinado novamente pelo método Pilates.